The Henrietta Lacks Foundation

Sobre a Fundação Henrietta Lacks

Bem-vindo ao site da Fundação Henrietta Lacks, organização sem fins lucrativos criada pela autora de A vida imortal de Henrietta Lacks, Rebecca Skloot, que doou parte dos lucros com as vendas do livro à Fundação.

Coletadas sem sua autorização, as células cancerígenas de Henrietta tornaram-se uma das ferramentas mais importantes da medicina, mas sua família não obteve nenhum lucro com isso e ainda hoje não tem condições financeiras de se beneficiar dos avanços no campo da saúde que as células de sua antepassada ajudaram a tornar possíveis.

A Fundação Henrietta Lacks dedica-se a fornecer auxílio financeiro a pessoas de baixa renda que fizeram importantes contribuições à pesquisa científica sem se beneficiar delas, principalmente às que foram utilizadas em pesquisas sem saber ou autorizar.

A Fundação já concedeu inúmeras bolsas, financiando os estudos e a compra de livros de oito dos descendentes de Henrietta Lacks e cobrindo as despesas com plano de saúde e atendimento emergencial de diversos parentes de primeiro grau de Henrietta. O objetivo da Fundação é continuar a auxiliar os Lacks e outras famílias com necessidades e perfis similares, como os descendentes daqueles que foram utilizados como objeto de pesquisa nos célebres estudos de sífilis em Tuskegee, Alabama, e aqueles que, sem seu consentimento, tiveram doenças sexualmente transmissíveis inoculadas em seu corpo pelo governo dos Estados Unidos. Para se candidatar a uma bolsa, o candidato deve comprovar baixa renda e ter feito alguma contribuição significativa para a ciência na condição de objeto de pesquisa ou descender de alguém que tenha feito, incluindo aqueles que foram utilizados em pesquisas ou contribuíram para elas com a doação de material biológico contra a vontade ou sem saber. Os que julgarem cumprir essas condições e quiserem se candidatar a uma bolsa podem encaminhar um e-mail a grants@henriettalacksfoundation.org para obter mais informações.


Para doar:

Qualquer pessoa pode fazer uma doação à Fundação Henrietta Lacks por transferência bancária ou cartão de crédito. Basta clicar no botão DOAR abaixo.


Se preferir, encaminhe um cheque ou ordem de pagamento a::

The Henrietta Lacks Foundation
P.O. Box 6598
Kennewick, WA 99336-9998 USA

Contato:

Escreva para


Para mais informações, visite www.henriettalacksfoundation.org (em inglês)